Dicas para ententer crianças presas em casa

A ÁRVORE DE TAMOROMU

A ÁRVORE DE TAMOROMU de ANA LUÍSA LACOMBE e ilustrações de FERNANDO VILELA. Editora: Formato. ISBN: 9788572088466
Eu não sei vocês, mas eu amo histórias de árvores!
 Uma vez uns índios acharam um filhote de cutia perto da aldeia. Resolveram adotá-la.
 A cutia tinha uma vida ótima. As crianças da aldeia brincavam com ela, enchiam de comida e ela tinha até uma rede própria para descansar. A cutia adorava a vida que levava. E outra coisa que ela adorava muito era andar pela floresta logo que o sol raiava.
 Num desses passeios a cuia encontrou uma árvore enorme que continha de tudo: mandioca, amendoim, banana, milho arroz, pimenta, abóbora, feijão, melancia, entre outros alimentos. Mais que ligeira, comeu tudo que gostava e voltou pra aldeia.
E as crianças começaram a ficar preocupadas, por que ela não brincava mais, nem comia, só dormia e estava cada vez mais gorda! Será que ela estava doente?
Naquela mesma época a tribo começou a ter escassez de comida. E começaram a desconfiar da barriga da cutia. Seguiram-na pela floresta e ficaram com tanta inveja do que ela descobriu que...
nem te conto o que fizeram! Vai ter que ler o livro pra descobrir! :)
Hehehe!

 Para a atividade trabalhamos a colagem digital, que permite fazer repetições. O Vilela trabalha com gravura: uma matriz que dá origem a diversas imagens iguais e depois junta tudo no computador. Acho que é assim que ele trabalho nesse livro, observando bem as ilustrações, vemos várias repetições e troca de cores e sobreposições.

Cássio desenhou uma árvore e em separado os elementos que ele gostaria de encontrar, caso topasse com uma árvore que fosse provedora:

games, é claro!
 
  Depois no computador: escaneou, recortou e coloriu tudo.
 Prontinha! "A ÁRVORE DA VIDA, GAAAAAAAMEEEEEEEES!!!!!!!!!" de Cássio Barcellos!
Ah! Recebemos ainda uma cópia de uma gravura do Fernando Vilela e o livro vem com CD de áudio com a narração da própria autora contando a história, com uma trilha sonora especial.

:)

Um comentário:

  1. Oieee, saudades de vcs! Que bacana o livro, Gi, adorei a história e amei a "árvore da vida games" do cassio, sou fã desses dois vc sabe! beijo queridos

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)