Dicas para ententer crianças presas em casa

TEMA DE FÉRIAS

Eu não sei como são as férias de vocês, mas uma semana depois do fim das aulas, começam os TEMAS DE FÉRIAS aqui em casa. Na escolinha da ("Tia") Gi! Hehehe!

Para que as crianças não fiquem tão desacostumadas a estudar, eu faço uns exercícios para elas, num caderno velho, como: 
Escrever palavras começando e terminando com uma certa letra.

Contas de matemáticas simples e algumas mais complexas. Dou uma olhada nos livros escolares que eles vão usar na escola este ano, para saber o que eu posso exigir deles.

Exercícios sobre tempo e calendário.
 Além de ditados e 

caligrafia. 
Este livro de atividades comprei num sebo, é o livro do professor, então algumas coisas já vieram feitas da gráfica, mas dá é ótimo igual.
Outra coisa que eles precisam fazer, todos os dias, é LER EM VOZ ALTA pra mim. Pode ser um livro pequeno, um capítulo, ou conto, ou fábula. Se o livro  for meio grande, eles o lêem em dois dias, se for maior, vamos lendo devagar até terminá-lo. Assim, vão habituando-se com as pausas, entonações e a velocidade de leitura. Além de aprenderem o português e ouvirem uma boa história.

E também precisam tocar teclado, repassar toda apostila do ano, uma ou 2 vezes depende da empolgação deles.

Não há horário fixo, eles precisam fazer antes da hora do banho, que é às 20:30. Decidem quando e onde fazer e me mostram para ver se está tudo certinho, senão, precisam refazer. Sem dramas... tudo num ritmo de brincadeira!

Eu brinco de escolinha com meus filhos nas férias, e você?




3 comentários:

  1. Não brinquei nenhum dia! mas coloquei para ler, várias vezes.Gostei dessa ideia última semana de férias dos meninos, vou adotar teu método.bjoo

    ResponderExcluir
  2. Como quem fica com nossa filha é meu marido e minhas férias não coincidem com a dela. o tempo de férias deles é megalivre, a cada dia é ma novidade. Normalmente passam a manhã em casa e as tardes são livres para praia, praças e visitas a familiares. Eu? Morro de inveja!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho dois filhos um de 3 e um de 6, sempre tento nas ferias fazer qualquer coisa que tire eles um pouco dos ipads, computadores e tv, mas nem sempre ganho essa luta.. rs.. Nesse ano fui salva por uma amiga que me indicou a empresa Arte Surpresa. Resolvi assinar e estou adorando também ! Você assina pelo site e eles enviam todos os meses uma nova caixa com atividades e brincadeiras ludicas para sua casa com todos os materiais incluidos. Meus filhos adoraram ! Só assim consegui tirar eles da tv, risos..

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)