Dicas para ententer crianças presas em casa

Agora é a DCL - Exodus!

 OBA! Chegou o dia!!! 
Vou anunciar o segundo parceiro do blog: a editora DCL (DIFUSÃO CULTURAL DO LIVRO) - APLAUSOS, gente! 
Estou muito feliz com a união com esta editora, tenho vários livros dela e inclusive uma amiga minha a CRIS DIAS, escritora, e um ilustrador que AMO (o trabalho, vamos deixar bem claro), o ANDRÉ NEVES, possuem vários títulos publicados pela DCL
(inclusive já postei sobre eles)! Então, agora todo mês vamos receber as novidades da editora e fazer várias resenhas e atividades legais com esses livros!
O primeiro que me apresentaram foi:
EXODUS de  JULIE BERTAGNA. 
ISBN: 978-85-62525-52-0 Editora: FAROL(que é do grupo DCL)

É um livro para o público infanto-juvenil (sei que várias mães que seguem o blog tem filhos pequenos e também adolescentes) e adulto. Já amei a capa de cara: adoro roxo, magenta e preto juntos!

A sinopse da editora:

2100 e o mundo como conhecemos não existe mais. As cidades estão debaixo d’água e a civilização foi revertida a um estado  primitivo. Em uma ilha isolada do norte, Mara, de apenas quinze anos, tem vontade de liderar seu povo em busca de um recomeço.
Esta história comovente e poderosa leva à reflexão sobre a crise climática que enfrentamos hoje e as relações humanas levadas ao extremo."

Quando chegou o livro, li a sinopse e tive medo que esse livro fosse um eco-chato (Não me levem a mal, adoro reciclar, poupar energia, mas não gosto de pessoas que tem o discurso de: você é culpado, você é culpado, você é culpado!!).  Mas não é nada disso!! O livro é bem legal e aborda questões e dúvidas (da protagonista Mara) que lembro ter tido na minha adolescência, como: 
* Dúvida sobre a existência de Deus;
* A vida é uma prisão - ficar dentro do quarto;
* Se dar conta de como a sociedade ainda é machista (os meninos podem fazer várias coisas que as meninas não podem - isso nos meus 15-16 anos);
* Sobre maternidade, papel da mulher-mãe-dona de casa;
* Como os adultos tentam nos falar das coisas, que serão úteis no futuro, mas a gente simplesmente não quer ouvir e muitas outras pequenas coisas que vão aparecendo no texto e você fica repetindo: "Já pensei isso!".

O livro ainda traz questões mais atuais como: 
* Na realidade virtual, na internet, no ciber espaço "... não há regras, nem limites. Tudo pode acontecer." p.39
* Gravidez na adolescência, as artimanhas da sedução;
* E também fala do aquecimento global, da subida das águas , mas como pano de fundo;
* E outra questão bem forte são as sociedades formadas a beira das ditas pessoas civilizadas. Ela aborda como a sociedade só quer mostrar os bonitos, os inteligentes e quer fazer com tudo que é considerado por alguns feio, desaparecer.

Sabe, a autora aborda vários assuntos, sutilmente, que os pais tentam falar para os filhos, mas muitos acham careta ouvir da boca dos pais.

Eu gostei muito do texto, ele é bem escrito e não dá vontade de parar! Tinha horas que a leitura vinha num crescente e eu sentia meu coração acelerando junto com o da personagem! Eu aflita por ela. O texto é bem envolvente. E a todo instante eu parava pra anotar e sublinhar partes do livro, como vocês podem ver nas fotos!

E uma das partes que gostei muito é sobre o contar histórias, quando Mara, a personagem principal, diz pro povo das árvores (Treenesters que querem saber sobre a vida dela antes de chegar até eles) que ela não tem uma história pra contar:
Clique nas imagens pra aumentar!

Muito legal, li rapidinho, em 3 dias, as  344 páginas. Recomendo.

E fiquem preparados para outros lançamentos mais infantis da DCL! :)

2 comentários:

  1. Oi Gi,
    parabéns por mais essa parceria.
    Sinto falta de dicas para o público mais adolescente aqui na blogosfera.
    Adorei essa dica.

    Ah, a viagem foi um sonho realizado mesmo. Hoje vou ver se conto a outra parte.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gi concordo com a Chris, acho que falta mesmo indicacao para os leitores maiores, mas que ainda nao sao adultos.
    Apesar do que, pelo que voce contou, eu adoraria ler esse livro.
    Parabens pela parceria e vou esperar pelas proximas dicas.
    Abracos
    Gra

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)