Dicas para ententer crianças presas em casa

The lost Words

Você já reparou, nós do Kids sim, como as kids têm ficado cada vez mais e mais presas em casa?

Descobertas na #poslivros, que estou fazendo no Instituto Vera Cruz, em São Paulo. A professora Sandra Medrano levou esta belezura pra nos mostrar. Todas saímos apaixonadas. E melhor de tudo, já avisando, tem na Amazon: https://amzn.to/2CJu4uM

Um livro gigante e lindo!
THE LOST WORDS.

Em 2007, uma nova edição do Oxford Junior Dictionary saiu. Ele é muito usado nas escolas de todo o mundo. 

Um leitor percebeu que cerca de quarenta palavras sobre a natureza haviam sido descartadas. Disseram que elas não estavam mais sendo usados ​​o suficiente por crianças para merecer seu lugar no dicionário. Imagina!!!
 Entre as palavras que ganharam espaço estavam o: anexo, o blog, a banda larga, o ponto de bala, o "copy and paste" e o correio de voz. 

A notícia dessas substituições chocou muita gente: o ser natural (e externo) deslocado pelo (interior e) virtual - tornou-se vista por muitos como um poderoso sinal do crescente abismo entre a infância e o mundo natural. 

 Dez anos depois, Robert Macfarlane e Jackie Morris começaram, pela magia da palavra e da pintura, procuraram reunir essas palavras novamente nas vozes, histórias e sonhos de crianças e adultos e celebrar a maravilha e a importância da natureza cotidiana. 

THE LOST WORDS é o livro - uma obra que já lançou seu extraordinário encanto sobre centenas de milhares de pessoas e iniciou um movimento de base para reavivar a infância em toda a Grã-Bretanha, Europa e América do Norte.

O livro traz 20 palavras e cada uma vem com um acróstico poético da palavra. 

E ilustrações belíssimas de encantar mesmo. 

Aqui alguns detalhes riquíssimos.

Desculpa pelo reflexo. Na hora fiquei tão maravilhada que algumas fotos não ficaram boas.

É um livro informativo e poético ao mesmo tempo. Seu tamanho grande parece querer gritar: Olha pra Natureza! Vem participar do mundo!

 Imagina que tiraram a palavra Dente-de-Leão!

Você consegue imaginar uma infância sem soprar um Dente-de-Leão?

Temos que parar e não deixar as palavras sumirem. A vida ao ar livre desaparecer. Natureza é sentir: sentir o vento na cara e os pés na grama, o cheiro de chuva, colher florzinhas do mato e ouvir os passarinhos e cigarras. Natureza é movimento. 

Palavras desaparecendo é ao mesmo tempo poético e assustador... É apagar memórias vividas e sentidas. 
Vamos cuidar delas com carinho.

Da editora: Hamish Hamilton.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)