Dicas para ententer crianças presas em casa

ALTO, BAIXO, NUM SUSSURRO

ALTO, BAIXO NUM SUSSURRO dos ucranianos Romana Romanyshyn e Andriy Levsiv, da Editora do Brasil. 

É um livro de ciências diferente!

O livro é lindo. Uma obra de design para kids.
Ele tem um formato grande, ideal para os pequenos curiosos (e perfeito para professores usarem em sala de aula).

Vamos começar falando da escolha de cores! Que cores!!! Prateado com tons fosforescente e o amarelo ligando tudo, muito incomum para um livro sobre ciências, e isso já nos deixou apaixonados! 

As ilustrações tornam o invisível, visível. A criança percebe bem os efeitos do som!

"O som é invisível. Porém, atrai nossa atenção, nós o ouvimos - e então o escutamos."

Um novo jeito de aprender sobre os sons... Os autores explicam conceitos relacionados às ondas sonoras e à audição de forma simples e direta... E também sobre música, instrumentos musicais, a voz humana e até sobre arte (pois vários artistas trabalharam com o som e com o silêncio também) e arquitetura (!), pois a casa também é um lugar sonoro. Ao longo da leituras, as kids tiveram vontade de pesquisar alguns dos assuntos que estávamos lendo, no Google... Para ver como é na vida real e assim agregar ainda mais informações ao nosso estudo. 

  Este livro traz muiiiiiitas informações (visuais principalmente), oferece uma leitura rica e com conteúdo que as crianças usam sem perceber no seu próprio dia a dia. E quando se dão conta disso, a curiosidade delas atiça ainda mais. 

Cada página vai introduzindo novos conceitos, que a criança compara intuitivamente com a página anterior. Outra coisa que acontece muito durante a leitura é a criança voltar para rever detalhes das ilustrações anteriores, que vão ficando cada vez mais complexas, a medida que o assunto avança... Até voltar às imagens fortes mas simples, outra vez.  

Música, intensidade do som,

silêncio, barulhos -

 tanto os produzidos pelos seres humanos

quanto os da natureza (e aqui ele fala que ouvimos os mesmos sons da natureza que nossos trisavós ouviam, você concorda? Será?)

 - são aqui mencionados como forma de nos fazer refletir sobre o quão fantástico é o universo do som e do silêncio.
Você sabe qual o animal mais barulhento do mundo? O que é um dB? O que é um eco? Como ele acontece? O que é poluição sonora? Quais são os barulhos que o nosso corpo produz e como escutá-los? Qual o significado d palavra Pianíssimo? O que quer dizer Hz? O que consideramos sons bonitos? Como se diz SOM em várias línguas? E como nos comunicamos sem som? Há comunicação sem som? Por que o silêncio é importante?

As ilustrações são muito marcantes e com cores fortes, graficamente expressivas. Infelizmente minha máquina fotográfica não capta bem as cores! Mas são lindas!

Um livro para leitores curiosos.

Ouvidos e olhos atentos para essa leitura extraordinária! Super recomendamos.


Pra quem quiser comprar: https://amzn.to/2Sn1XqE

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)