Dicas para ententer crianças presas em casa

O Santinho, Comédias para se Ler na Escola e Mais Comédias para se Ler na Escola de Luís Fernando Veríssimo

Oi, aqui é o Cássio e vou fazer algo diferente no blog: falarei de três livros diferentes.

Os três são de Luís Fernando Veríssimo, os três são compilações de crônicas, os três são comédias e os três tem a Ana Maria Machado ajudando.

"Por que você vai fazer sobre esses três?", você se pergunta.

Eu farei os três pois minha mãe recebeu "O Santinho" da companhia das letrinhas, então ela me pediu que falasse sobre o "Comédias pra se Ler na Escola", que eu (em uma reviravolta incrível) li para a escola. Depois desses livros, eu descobri o "Mais Comédias pra se Ler na Escola", que é a sequência do "Comédias". Daí eu estou fazendo sobre os três, daí tem um post maior.

Os três livros tem basicamente a mesma composição, mas com algumas mudanças, por exemplo, "O Santinho" tem menos crônicas, em tamanho menor e com ilustrações nas páginas, em letras grandes para facilitar a leitura. É, portanto, para crianças menores.

 Já os outros dois livros são feitos de muito mais crônicas, em mais páginas, com nenhuma ilustração e letras menores, para caber mais conteúdo. Entre os três, eu prefiro mais o "Mais Comédias pra se ler na escola", que tem as crônicas mais engraçadas e memoráveis dos três.

(como o nome dos livros é muito grande, vou me referir eles como "OS", "CPSLNE" E "MCPSLNE", que é "O Santinho", "Comédias pra se Ler na Escola" e "Mais Comédias pra se Ler na Escola")

Outra diferença é que no CPSLNE e MCPSLNE existem "capítulos", que apenas é a separação de crônicas de temas parecidos em uma parte do livro, enquanto no OS essa "feature" não existe, talvez pela variedade das histórias, com poucos temas semelhantes.

A maioria das crônicas expressa alguma crítica social, ou fala de coisas comuns, do cotidiano.

Um exemplo é


"A Bola", do CPSLNE, que fala de um pai que dá ao filho uma bola, e vê as reações dele quando o brinquedo não tem botão para ligar, manual de instrução e outras coisas, enquanto vai para seu videogame jogar um jogo de futebol virtual (acho essa história muito relacionável, diga-se de passagem). 

Eu acho que os livros são ótimos e qualquer um deveria ler, eu tive que ler pra escola o CPSLNE, mas mesmo se não fosse eu leria (apenas uns meses ou anos depois), já o

MCPSLNE eu li muito rapidamente, a mesma coisa com OS.

Eu recomendo para todos que gostem de crônicas, comédia ou do L.F Veríssimo.


P.S: Com certeza vai ter um desses no meu Top 10 livros de 2018, que já estou fazendo.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)