Dicas para ententer crianças presas em casa

Eva e Erika, de Clara Gavilan

"Eva e Erika" escrito é ilustrado por Clara Gavilan, pela Vieira & Lent Casa Editorial.
Este aqui é um delicado livro sobre a amizade.
Eva e Erika são acostumadas a dividir tudo.
Ate que um dia começaram a separar as coisas, e deixaram de dividir até o quarto e as conversas antes de dormir. 
 
Foi quando começaram a sentir muita falta uma da outra e
perceberam que "dividir tudo é chato, mas não dividir nada é pior ainda".
 
Se seu filho, assim como o meu ama fazer novas amizades, onde quer que esteja é motivo pra uma nova prosa, este é o livro que ele vai de identificar.
Mas, se ele é mais reservado, uma certa dificuldade em dividir seus brinquedos, afirmo a você, essa história vai tocar seu coração.
 
O projeto Boa Leitura Bom Apetite se propõe sempre a ler o livro com as crianças, e realizar uma oficina de culinária, sempre criando um lanche a partir da identificação e escolha da criança, ao trecho que ela mais destaca.
Mas, vale ressaltar, que a ilustração deste livro merece destaque especial. Clara Gavilan é dona de traços lindíssimos, que facilmente envolvem e garante o sucesso do livro com as crianças.
Por aqui, todas se identificaram muito com os traços leves e marcantes. Destacaram o momento quando Eva senta no chão, ao pé da sombra da goiabeira, enquanto Erika se diverte, pendurada nos galhos da árvore.
Mas, houve estranheza, por aqui,  quando as duas personagens decidiram não mais dividir tudo, e passariam a separar tudo. Como elas voltariam a se divertir juntas, próximas a esta goiabeira? O final da historia revela isto. Todos vibraram felizes com o fim.
Então, foi assim, desta forma que definimos por aqui, que nosso lanche deveria ter árvore, e claro, as personagens Eva e Erika também.
 
Nosso lanche foi criado com a árvore, representada aqui por uma fatia de beterraba cozida, pedaço de pão francês e flores de banana.
As meninas fofas, Eva e Erika representadas aqui com bonequinhas de mamão, e detalhes com uva passa. Tudo muito fácil, consenso geral, ate decidirmos incluir no lanche nosso saboroso abacaxi orgânico. A ideia mais simples era representarmos aqui um fofo gatinho que segue presente, acompanhando, em varias cenas da historia. Mas, me parece que todos por aqui, hoje, amanheceram com desejo de voar mais alto, o desejo de termos a nossa goiabeira ao lado de um passarinho teve que se concretizar.
Eu fico feliz demais quando uma historia contada, faz brotar nas crianças algo mais do que a ilustração revela. Fico feliz porque, por aqui, todos se encantaram com as duas personagens, e o lindo exemplo de amizade, nasceu, brotou, deu flores, e, espera-se que voe bem alto.
Quando questionei sobre seus exemplos de amizade, alguns citaram também seu irmão, outros o vizinho, mas, me emocionei com dois testemunhos, quando responderam como seus grandes amigos, os pais. Pais e filhos, verdadeiros e para sempre grandes amigos, realmente!
 
Parabéns Vieira & Vent Casa Editorial, e mais ainda, parabéns escritora e ilustradora Clara Gavilan, este é um livro que transmite a todos nós o mais lindo dos sentimentos, o amor.

Conheçam esta história, e se apaixonem também pela linda amizade de "Eva e Erika", eu indico.

Um comentário:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)