A HISTÓRIA DAS ESTRELAS

A HISTÓRIA DAS ESTRELAS de NEAL LAYTON, Editora: Companhia das Letrinhas, ISBN: 9788574065946.
Uma coisa que meu filho Cássio sempre amou foi pesquisar sobre o CÉU. Desde os 2 anos ele me pergunta sobre o céu, espaço, planetas, estrelas, asteróides, cometas, meteoros, etc... Quando ele tinha 3 anos levou pra escola, no dia do DVD, um documentário da NASA, sobre o espaço (com depoimentos em inglês, só legendados) e ficou furioso com os colegas porque eles não quiseram ficar quietos assistindo com ele, preferiram a Xuxa (mega frustração, Xuxa nunca entrou aqui em casa em função disso). 

Pois bem, esse é mais um livro sobre o tema que recomendo para crianças pequenas. Ele é todo interativo, com abas pra abrir, pop-ups, puxar, girar, com partes escondidas e as ilustrações são muito divertidas. 

Sinopse oficial:
"O que são estrelas? E onde elas estão? Neste livro as crianças conhecerão a história da astronomia - desde o tempo em que as pessoas inventavam narrativas para responder às suas indagações, passando pelos gregos, por Galileu, até as viagens espaciais recentes - e descobrirão muitas outras informações sobre planetas, galáxias, cometas e tudo mais que faz parte do universo."
E depois de ler e brincar com o livro, fomos pesquisar no Google, as constelações mais visíveis a noite, no hemisfério sul. Em seguida pegamos nossas lanternas e medimos a circunferência da parte dianteira delas (onde sai a luz). Usando um compasso ( e haja coordenação motora pra usar o compasso, sempre com o mesmo tamanho de abertura) num papel preto, fizemos vários círculos. Desenhamos neles as constelações que pesquisamos. Num lado fizemos os pontinhos das estrelas, no outro colocamos o nome delas. Com a ponta do compasso, furamos os pontinhos desenhados.
Agora tivemos que ter muita paciência e esperar a noite chegar!
 De noite, antes de dormir, apagamos a luz do quarto, colocamos um círculo de cada vez na lanterna e vimos as estrelas no céu (e parede) do nosso quarto (minha maquina fotográfica - antiga- tira fotos no escuro. Adoro!).

Fica a dica de leitura e atividade! Gostaram?



Comentários

Veja também

Mostrar mais