Dicas para ententer crianças presas em casa

Coleção Projeto Ciência

 Semana passada no Facebook uma mãe pediu dicas de materiais para trabalhar em casa os assuntos que a filha via na escola... Aqui vai minha dica: os livros da coleção PROJETO CIÊNCIA.
O primeiro livro da série chegou aqui em casa de noite... quem disse que eu consegui colocá-lo na cama antes que ele devorasse boa parte do livro. NOSSO CORPO, NOSSA SOCIEDADE de ROGÉRIO G. NIGRO e MARIA CRISTINA C. CAMPOS. Coleção Projeto Ciência da ATUAL editora, ISBN: 9788535712056.

Na escola ele estava vendo como o Estados Unidos é gorduroso (alimentação), as pessoas sedentárias, entre outras coisas. E eu falei que não, não era só os USA, no Brasil também acontecia isso.
 Por exemplo... olha essa lembrancinha que a Cecília trouxe de uma festa de aniversário... Quando foi que o saquinho de pipoca virou BALDE DE PIPOCA? Quando foi que o refrigerante virou a bebida mais consumida que água? O livro não define datas, mas faz a gente pensar mais, questionar o jeito que estamos vivendo hoje.
Outros assuntos que lemos:
 como os hormônio vão atuando no corpo -
 inclusive para transformar uma crianças em adolescente,
 como podemos manter o equilíbrio do corpo ficando atento ao que consumimos,
 como o corpo fica quando ficamos mais velhos e como tudo isso muda de tempos em tempo, conforme a época da sociedade.

No final do livro têm as capas dos outros volumes da coleção e o Cássio prontamente me pediu o do universo.
 E o livro também chegou de noite (o porteiro do dia, aqui do prédio, não gostou de mim e não me entrega as correspondências. O porteiro da noite é beeem simpático!). Um leitura rápida antes de cair no sono...
OS SEGREDOS DO UNIVERSO de PAULO SERGIO BRETONES, Coleção Projeto Ciência da Atual editora, ISBN:9788535708837
 E no outro dia cedo lendo com uma xícara de café com leite (Já comentei aqui que ele não gosta de achocolatados? Só café com leite pra esse rapaz aqui!), igualzinho a mamãe!
Well, o livro é cheio de atrações pra quem é apaixonado pelo céu! Descubra como são as constelações do zodíaco. Claro que nós vemos um amontoado de estrelas todas as noites, mas o legal é ver por que elas ganharam os nomes que têm e quando é mais fácil visualizá-las no céu.
Você sabe que existem estrelas quentes e frias? E que elas estão em constante evolução? E que uma estrela pode tornar-se um buraco negro? Legal, né!?
Uma das teorias que mais fascina meu guri é o do BIG BANG! Super explicadinho aqui!
 Depois da leitura fui pensar numa brincadeira ou atividade, mas aí, meu filho achou a ficha de leitura que vem com os livros... e ficou encantado! - "Que legal que o livro vêm com uma prova!!" Correu pra fazer as duas! Fez tudo que sabia e o que não sabia fez com consulta! Eu ainda me encanto com o que pode deixar meu filho feliz. As vezes elaboro um monte de coisas e ele rejeita. E as vezes a opção mais simples e pronta é o que o deixa mais feliz! :)
Bem, mas não pense que parou por aí! Ele resolveu fazer um jogo de tabuleiro do universo... veja como há estágios. Não está pronto ainda, serão 6 níveis de conhecimento (perguntas e respostas) baseados no livro. Nerd total!

Os dois volumes são cheios de links de sites para complementar ainda mais os estudos. O SEGREDOS DO UNIVERSO ainda vem com um guia de filmes, endereços de museus e parques que exploram o tema, além dos endereços de planetários espalhados pelo Brasil. :) O de Brasília está sendo reformado! Nós adorávamos ir no de Porto Alegre! O Cássio até saiu na Zero Hora (um dos principais jornais do RS), quando foi ver um eclipse lunar!

Alguns dos outros títulos, caso seu filho precise ou ame algum assunto específico:

ÁGUA, ENERGIA E VIDA
QUÍMICA EM CASA (esse deve ser show!)
OS SEGREDOS DO SISTEMA SOLAR
A DINÂMICA DO CORPO HUMANO
DNA E A ENGENHARIA GENÉTICA
PELOS CAMINHOS DO SANGUE
O SOLO SOB NOSSOS PÉS

Fica a dica!
Boa leitura!



9 comentários:

  1. Parecem ótimos esses Gi!!! Temos uns aqui de uma coleção com ilustraçoes da vila sésamo ( que no começo thi torceu o nariz achando que fosse de "criancinha" kkk, quem ve pensa..), mas sao ótimos comprei mais alguns na bienal, tem o livro das perguntas, das invençoes, das plantas, do corpo humano, etc.. vc conhece, esqueci o nome da editora...Adorei a dica, especialmente para nossos "crescidinhos rs"beijo queridos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cynthia, nós tb temos essa coleção da Vila Sésamo, mas falta 2 volumes :( As crianças ama ela tb! Eu até falei delas num post... em algum lugar do blog! hehehe! Esses livros são para crianças bem curiosas mesmo, que adroam saber detalhes específicos das coisas. bjos
      Gi e kids

      Excluir
  2. Uau, esses livros parecem ótimos! Não tenho filhos, mas até eu me interessei pelos tópicos abordados... não resisto a um livro infantil, ainda mais se envolva ciência! *-*
    Ótimo post, Gi!
    Bjus,
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty!
      As crianças adoraram, principalmente o Cássio! Ciências é com ele mesmo!Recomendo muito.
      Bjos, e tô te seguindo no Instagram tb!
      Gi e kids

      Excluir
  3. Nossa, adorei!!!! A Loly ainda é pequena mas já estou pensando em comprar pra qdo for maiorzinha...
    Valeu a indicação!!
    Beijos,
    Dani www.maedaloly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi, suas dicas são sempre excelentes. Ninguém melhor do que você para dar esse tipo de orientação. Adorei a sugestão.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  5. oI!! Acabei de conhecer o blog e adorei as dicas que vi por aqui.. este livro parece super legal, lembrei que amava ciências na minha época de escola( oh tempo bom)
    Obrigada pela dica! Bjs
    Blog Antonella e sua Boneca

    ResponderExcluir
  6. Dica perfeita!! Assim até eu quero aprender ciência :D
    Só hoje pude vir no seu blogue ler sobre a participação no BookCrossing! Deixei comentário no post.
    Que espaço cultural bacana vocês têm em Brasília!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Olá Educadora Gisele, felicidades para toda sua casa!

    Convido você para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blogs de educadores.

    DIVULGUE SEU BLOGUE no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!

    A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Faça parte da família dos Multiplicadores! Permita que seu blog fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. Amplie seu público! Esperamos sua visita!

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)