Dicas para ententer crianças presas em casa

Sobre o costurar, pintar, colar, remendar, arrumar, consertar

Eu amo cola-quente! 
Tenho uma pistola desde sempre... mas ela tem trabalhado muito mais desde que meus filhos nasceram. 
Assim que as crianças começam a brincar com brinquedos e livros, lá vai a mãe atrás colando folhas de volta nos livros; recosturando
pelúcias que de tantos abraços tiveram seus enchimentos expostos; redesenhando  rostos em bonecos que perderam as feições de tanta rabiscos; recolando rodas, portas, cabeças, patas, asas entre outras coisas. 
Meus filhos nunca foram crianças de destruir brinquedos... se o brinquedo perde um pedaço é porque foi tão amado que era manipulado quase que 24 horas por dia, dias a fio!
Minha lista básica de coisa que não podem jamais faltar em casa é: 
1. COLA-QUENTE, 
2. COLA BONDER e 
3. FITA ADESIVA!

 E meus filhos nunca quiseram colocar os brinquedos fora...(Eles não se importam em doar, mas fora não!) Lembrou-me de um fusca amarelo que o Cássio tinha aos 3 anos. De tanto brincar o carro não tinha mais portas, só uma roda, não tinha mais os vidros, nem bancos nem a direção. Quando fui colocar fora, ele me parou e disse: -" Mas mãe, ele é feliz assim!" Como é que eu ia colocar um carro fora, que era feliz??? E que meu filho amava?

Quando algo acontece aos carros e bonecas meus filhos correm pra mim: -"Cola, mãe!!" 

Minha cunhada, que é psicóloga, falou que essa minha atitude de colar e remendar e reanimar os brinquedos estragados é super importante para a criança. Ensina que as relações humanas (e as várias situações da vida), mesmo quando rompidas (por um motivo ou outro),  podem sempre ser consertadas. Nada é de se jogar fora.

E esse assunto surgiu porque uma boneca de pano da minha filha foi lavada e em função de MUITO alvejante, o rosto rasgou todinho. Sem desespero minha filha sabia que eu e minha mãe, (porque foi ela quem fez a boneca) daríamos um jeito! 
 Velha Malu.
 Nova Malu, com cicatrizes, mas muito amada!

E falando neste assunto, meu pai me falou que agora a TV a cabo está com um novo canal a DISNEY JUNIOR e lá estreou (4 de junho) esta semana um novo desenho, bem do meu tipo:
É a história de uma menina de mais ou menos 6 anos que brinca de ser "Doutora" de brinquedos. Quando ela coloca o estetoscópio, ele brilha e todos os bonecos e bichinhos que estão por perto ganham vida. Assim ela descobre o que ele tem e pode ajudar a "curá-lo", como por exemplo: dar água a um caminhão de bombeiros desidratado, trocar a pilha de um robozinho, costurar o rabo de um dragão que está perdendo fibra, entre outras coisas. O legal é que ao ajudar os brinquedos a "Doutora"dá dicas valiosas para as crianças como: Não é porque você é forte e grande que não precisa de ajuda de vez em quando ou no verão é importante tomar muita água para não desidratar!
Minhas crianças adoraram e na hora falaram: -"Mãe, você é a "Doutora mamãe" de brinquedos!"

Depois dos desenhos do Toy Story (que amamos) esse é mais um que trata do tema: Cuidar dos brinquedos.

E isso é só o começo. A criança começa a cuidar dos brinquedos, depois cuida do resto das suas coisas e depois da sua família, depois dos seus amigos, depois da escola, da sociedade e do planeta! Mas tudo começa na infância, na brincadeira! Pelo menso eu acho!

#ficaadica!

6 comentários:

  1. Gisele, não conhecia este espaço e adorei as dicas!! É a segunda vez que te visito hoje!!!
    Como moramos em um lugar que brincadeiras indoor são comuns, virei sua fã!!
    Obrigada pelas dicas!! Um beijão, Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! Muito obrigada pelo carinho e se precisar de alguma coisa específica é só pedir!
      bjão. gisele e kids!

      Excluir
  2. Sou muito a favor de cuidar dos brinquedos.. mas não consigo muito, pois coloco equipes de recreação em alguns espaços e mesmo no clube onde tenho um grupo que gosta de determinados brinquedos por uma questao profissional acabo doando os mais antigos e repondo..
    E os monitores e eu escutamos ..onde esta o "brinquedo tal" ..
    mas fazer o que.. Boa dica

    ResponderExcluir
  3. Ótima reflexão!
    Nunca tinha visto por este ângulo: cuidado com os brinquedos tranferido para o cuidado com as relações na vida.

    Pra variar, adorei a dica!
    Bjs
    Cinthia
    @chilecriancas

    ResponderExcluir
  4. Você é fantástica! Se fosse aqui em casa, a boneca teria virado pano de limpeza. Parabéns!

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)