Dicas para ententer crianças presas em casa

para pais, tios e professores

Pessoal, tem um programa na TV CULTURA, que eu adooooooro! O CAFÉ FILOSÓFICO que passa todo domingo ás 23 horas.... sim é tarde, muito tarde! Mas vale MUITO a pena. Hoje o programa foi sobre educação, sobre como a escola esta DESPREPARANDO o aluno para a vida, para a sociedade. Muito bom, eu ficava balançando a cabeça, dizendo sim, concordando muito com a filósofa VIVIANE MOSÉ. Quem quiser ver um pedaço do programa clique AQUI. "A escola fragmentada, dividida em disciplinas e grades curriculares, e distante da vida dos professores e alunos, se deparar, a cada dia, com um mundo que faz perguntas cada vez mais globais e urgentes, como a necessidade de considerar o todo, o planeta, a cidade. Quais os desafios da educação no mundo contemporâneo?"

Algumas pinceladas:
A escola não devia ENSINAR, mas sim estimular a aprendizagem, o aluno não deve receber informações, em cima de informações... ele precisa de um VAZIO para poder aprender e, ele só irá aprender, se aquele assunto tocá-lo de alguma forma. A escola q antes formava pessoas para o mercado de trabalho, para linha de produção não faz mais nem isto... quando as crianças saem da escola estão bem distantes da realidade prática do ganha pão. A escola esta cada vez mais distante das cidades (num sentido de sociedade) e a criança acaba sendo punida - da violência, do acesso fácil as drogas, da intolerância, da falta de tempo e insegurança - ficando retida entre 4 paredes num turno integral. E assim num regime de militância a criança pequena precisa ficar parada fisicamente atrás de uma classe, podando a vida, podando o movimento. Tornando-a cada vez mais alienada do mundo, pois o mundo é movimento. A criança conhece a 'realidade' da vida numa lousa verde escura ou preta, num giz branco, de uma forma abstrata. O professor não sabe mais abrir as janelas, ir pras praças, pras ruas (perigosas agora) mostrar a vida como ela é: movimento e transformação!

Tem muuuito mais coisas... só q agora tô com sono. Não consigo mais escrever direito. Mas recomendo muito este programa e tb que deem uma olhada no discurso dela! :)