Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros para empoderar meninas (parte 5)

Entender o que se sente, ver o que já fizeram outras mulheres, pensar que pode-se agir de forma diferente do que o esperado e mudar o rumo das coisas por livre e espontânea vontade, sem esperar pelo príncipe encantado, são coisas que todas mulheres precisam aprender!

 JOANA E LIA, de Sandrine Bonini e Sandra Desmazières, da Pequena Zahar editora.

Será que irmãs precisam ser super amigas sempre? Mesmos amigos? Mesma rotina, mesmas roupas? Mesmos gostos?⠀ ⠀

Joana e Lia são irmãs. Elas se parecem tanto que todos acham que são gêmeas! Elas dividem o quarto, as roupas, têm o mesmo corte de cabelo. E sonham em fazer muitas coisas juntas quando crescerem. ⠀ ⠀ ⠀
 A vida das duas parece uma só, até que Joana tem que mudar de escola... ⠀ ⠀ ⠀
Ela faz novos amigos, começa a gostar de outras coisas, usar outras roupas, inclusive o cabelo de uma forma diferente, muda de quarto (para ter um lugar só dela) , começa a fazer outros planos...⠀ ⠀
E agora? Lia se vê triste e sozinha. Como descobrir quem você é, quando desde pequena sempre fez parte de uma dupla? Como se tornar você mesma?⠀ ⠀
 O livro retrata com delicadeza e beleza o crescimento, a passagem da infância para a adolescência, o encanto que é descobrir-se e as mudanças na cumplicidade entre duas irmãs.⠀ 


Muito branco (espaços pra criança preencher com suas vivências- amooooo) A obra – premiada na Bologna Childrens Book Fair de 2015 com uma Menção Especial na categoria Opera Prima – é um abecedário de emoções. Cada letra vem acompanhada de uma palavra descrevendo um sentimento e uma ilustração, feita com aquarela e tinta-da-china.

Embora o protagonista seja um menino, não podemos deixar de ler e aprender a nomear os sentimentos. Normalmente e erradamente, quando a mulher coloca pra fora toda raiva, mágoa, frustração, quando ela chora, grita, é logo chamada de louca. Você já viu isso acontecer? Eu já!

Conhecer os sentimentos e saber defini-los, saber falar sobre eles, e olha que isso é tri difícil, é importantíssimo, para se conhecer melhor e poder enfrentar o mundo.

No fim do livro tem um espaço pra criança escrever os seus sentimentos e emoções também.

Para comprar na Amazon: https://amzn.to/2RIkGwx

CHAPEUZINHO VERMELHO de Bethan Woollvin, da VeR editoras.

Já falamos dele antes, aqui no blog e nas nossas redes sociais.
O livro mostra a guria que percebe que está sendo seguida e resolve tomar uma atitude.

Mesmo passando por coisas perigosas e que trazem medo,

ela não foge, mas enfrenta a situação, sem esperar que a ajuda venha do outro.

Ela é forte, corajosa e inteligente!

Para comprar na Amazon: https://amzn.to/2A69vXO

Rapunzel de Bethan Woollvin, da VeR editoras.

Segue a mesma linha do outro livro.

Aqui a Rapunzel se dá conta que está sendo enganada e resolve enfrentar o problema e mudar.

Não fica chorando e esperando ninguém salvá-la. O problema se apresenta e ela, inteligentemente, sai em busca de uma solução.

Para comprar na Amazon: https://amzn.to/2A690go

NINGUÉM É PEQUENO DEMAIS PARA FAZER A DIFERENÇA- O chamado de Greta Thunber para salvar o planeta, de Jeanette Winter, Companhia das Letrinhas.

A Greta divide opiniões. Tem gente que a ama, tem gente que acha que ela é manipulada, tem gente que acha que ela é uma distração, tem gente que acha que ela é falsa, tem gente que acha que ela é a voz da geração que é coletiva e menos egoísta.... Muita gente fala. Aqui em casa amamos livros informativos e biografias. 


Neste livro, NINGUÉM É PEQUENO DEMAIS PARA FAZER A DIFERENÇA, vemos como um pequeno protesto ganhou uma proporção gigantesca e mundial. Alguém precisava gritar : "O rei está nu!" mais uma vez. Ou melhor: "parem as maquinas!" Estão ouvindo? Não só o planeta esta gritando, mas as kids também! Mostra o poder e a voz de uma menina. Ela provou que todos nós podemos fazer a diferença!
Para comprar: https://amzn.to/3icWJdS

GRANDES MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO de Kate Pankhurst. Um livro mais para gurias pequenas.

Livro informativo bem dinâmico e colorido.

Mostra vários exemplos de gurias que seguiram seus talentos e seus sonhos e ajudaram a moldar o mundo em que vivemos;

 além de ser uma poderosa ferramenta para pais e educadores, que mostra aos pequenos leitores como se tornarem protagonistas de sua própria história.


Para comprar na Amazon: https://amzn.to/2QOxOPD

Da editora
recebemos o livro Girling Up  -  Como se tornar uma mulher saudável, esperta e espetacular, da Mayim Bialik.

O livro fala da pressão, das mudanças do corpo e comportamento que as gurias passam, no caminho para se tornarem mulheres.

Não é fácil e a autora explica cientificamente as mudanças, sem deixar de ser divertido e informativo aos mesmo tempo.


Na Sinopse: "Crescer como uma garota no mundo de hoje não é uma tarefa fácil. Ter que conciliar familiar, amigos, relacionamentos românticos, interesses sociais e escola. . .  Às vezes é como se você precisasse ser uma super-heroina para lidar com tudo! Mas, na verdade, tudo o que você precisa é um pouco de informação." 

"Quer saber por que seu estômago se revira todo quando você encontra o crush no corredor? Ou como o alimento que você coloca em seu corpo hoje irá afetá-la no futuro? E sobre os diferentes formatos de seios que existem? Usando fatos científicos, anedotas pessoais e sabedoria obtidas ao longo da experiência de vida, Mayim Bialik, a estrela de "The Big Bang Theory", compartilha o que aprendeu em sua vida e em seu doutorado em neurociência para te ajudar na transição de menina para mulher. Quer ser saudável? Quer ser esperta? Quer ser espetacular? Você pode!"


Para comprar na Amazon: https://amzn.to/2IWJVaF

Importante conhecer os próprios sentimentos e o próprio corpo, como ele funciona e como cuidar dele com carinho.

Recebemos da Mundo Cristão O LIVRO DO CORPO de Nancy Rue.

O livro traz muita informação, mas com uma pegada mais cristã.
Sinopse:
"Este livro é para você, se... • Os seios estão crescendo. • Estão aparecendo pelos em lugares em que antes eles não existiam. • Você está suando mais. • Seu corpo agora tem cheiros que antes não tinha. • Você está ganhando peso ou ficando mais alta a cada dia.

• Suas amigas estão falando sobre a primeira menstruação.

• Num minuto você está rindo e, no outro, está chorando."

"Nancy Rue explica as principais mudanças no corpo daquela que está prestes a entrar na adolescência e mostra

como enfrentar com sabedoria, paciência e bom humor as transformações essenciais que a tornarão uma linda mulher."

Há muitas partes para as gurias escreverem  o que estão sentindo, suas impressões a respeito do que foi lido e o ela está passando (fisicamente) neste momento.

Saber sobre o próprio corpo é fundamental para saber como ele deve ou não reagir, como se deve ou não se comportar (em público, em casa) e sobre violência contra mulher.

Para comprar na Amazon: https://amzn.to/2A6ex6o

E para conhecer os outros posts da série:

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)