Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros com histórias sobre o Câncer, para o Outubro Rosa

Pra quem não sabe, ano passado fui (Gi) diagnosticada com câncer de mama. Fiz quimioterapia, mastectomia, reconstrução, mais quimioterapia, radioterapia e agora estou tomando um daqueles remédios que bloqueiam  (teoricamente) o câncer, pelos próximos 10 anos.
Pra saber um pouco mais, clique AQUI.

Então, fiz uma seleção de livros sobre o assunto... Para ajudar a falar sobre isso com seus filhos, alunos, netos, sobrinhos, em fim, com as crianças do seu convívio. Espero que ajude, assim como me ajudou. 




Quem nos segue a mais tempo sabe que eu já me encontrei frente a frente com este pássaro! 
 Mesmo já tendo se passado 4 anos, de quando descobri que ele morava dentro de mim e graças a Deus, ele foi embora sozinho, sua sombra ainda me assusta. 

 O livro PASSA PASSARÁ do Eliando Rocha, com ilustrações de Mateus Rios, publicado pelas Paulinas editora, tem o nome de uma brincadeira infantil, o que contrasta com a ideia do câncer, principalmente do câncer infantil, que é só dor. 

 O livro com sua poesia e metáforas consegue falar do tema de uma forma mais leve e linda. As Ilustrações trazem os pássaros, minha paixão, como portadores da doença, da dor e do medo. As poucas cores mostram como a vida pausa e até perde a cor. Não é um assunto fácil de falar e mostrar, por isso mesmo, o livro é um acalanto.


Sei que estamos na Pandemia, mas o câncer não espera. Aproveite que as pessoas estão de férias, na praia e vá fazer teus exames. Eu fiz meus exames em Janeiro de 2017, mas coloquei todos os envelopes numa gaveta e só em Maio lembrei deles. O que aconteceu? Por eu ter demorado, perdi uma mama. Claro que foi melhor que perder tooooda minha vida, mas perdi a mama.


 Se tivesse visto antes, isso não teria acontecido. Falo por ter em mãos uma graphic novel que trouxe aquela sensação de ser arrastada pra dentro de um liquidificador de novo. Os filhos descobrem que a mãe está com câncer de pulmão. A chance de sobreviver é de 5%. E o filho, que é autor, começa a estudar o assunto e documentar as fases da família. Além da capa ser liiiinda! Olha este rosa!!! Vontade de lamber a capa #soudessas. O livro mostra os 3 filhos (muito diferentes entre si), mãe doente e o corpo clínico que a trata dela. Mostra muito o lado do paciente, como a cabeça da gente parece que para e sai do ar, e de repente a gente fica em modo: Luta. Postei aqui as imagens que mais lembram o que passei e ainda passo sinto os efeitos colaterais nas mãos, como a mãe da história. Uma história sensível, sobre como a doença afeta, não só o doente, mas todo um círculo de pessoas. Ninguém está preparado pra presença do câncer. Muda muito. Muda tudo. Fica a dica. 

Ganhei este livro comovente da Dark Side Books e do artista Brain Fies. MAMÃE ESTÁ COM CÂNCER. 
Ganhou o prêmio Eisner (tipo Oscar dos quadrinhos). Recomendo pra quem conhece alguém que está passando por esse problema. Ajuda a entender o lado do paciente e família.
Para comprar: https://amzn.to/2QN5XVE

 
Recebemos da parceira Paulus o livro QUANDO MAMÃE ADOECEU de Belise Mofeoli e Veruschka Guerra.

Conta a história de um guri que, junto com a mãe, vai descobrir mais sobre o câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres e também o mais letal (se não tratado a tempo). Juntos também passam por todo processo de tratamento e cura.
O livro já começa com o final feliz, mostrando que é possível se curar, com amor, busca de informação e cuidados médicos.

O câncer é o pano de fundo, a história mostra a relação mãe-filho e como ela se fortalece, cresce e amadurece com o surgimento da doença. 
A relação de cumplicidade e como a mãe não esconde do filho o que está passando e o que vai acontecer com ela. Faz a criança participar de todo processo. 

Na verdade é o guri que conta a história de como tudo aconteceu, 4 anos atrás, quando ele tinha 9 anos. E relembrando tudo, ele percebe que o caso foi bem mais grave que ele imaginava na época.

Ele conta como a mãe se reergueu depois do baque da doença, depois das sequelas que está doença deixa nela. 

É uma história com informações verdadeiras. 
Uma das coisas legais é que o guri conta a própria história em primeira pessoa. O leitor lê "O que eu não vi, mas fiquei sabendo" por exemplo. Daí, fica: "Eu ou o guri?", o leitor se funde com o protagonista. Vira o protagonista e começa a viver o drama do personagem de uma forma empática. Se coloca no lugar do outro.
Há várias notas, ao longo da história, explicando diferentes termos da doença, como radioterapia, quimioterapia, mamografia, tumor maligno, entre outros. Bem informativo.

Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2RBHFJD

CANCER HATES KISSES de Jessica Reid e ilustrações de Milka Song. Editora:

Tenho procurado vários livros sobre câncer para crianças. Histórias onde a mãe fica doente para ver que isso é uma coisa que acontece...

Choro toda vez que leio. Mas mostra bem o processo todo, da descoberta até a cura. E de como a mãe luta pra ficar bem. Na verdade a única parte que não mostra bem é quando damos a notícia pros filhos, parentes e amigos. Pra mim, esta foi a parte mais difícil.

 Recomendo. Fica a dica. Os desenhos são fofos, mesmo para um tema pesada e tem pouco texto. 

Ótimo para kids pequenas, ou aquelas que estão aprendendo inglês.
Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2C5Fzw8

Outro livro sobre mãe com câncer que comprei foi:  NOWHERE HAIR de Sue Glader e ilustrações de Edith Buenen, da Thousand Words Press.


Este onde a criança se questiona o tempo todo: Pra onde foi o cabelo da mãe?

Será que ela escondeu ou deu pra algum passarinho (que precisava de um ninho quentinho) ou para outra pessoas?

Será que ela ficou doente por algo que falei, diz ou pensei?

Porque será que ela muda de humor e tem períodos de exaustão tão facilmente? A criança sente medo pela mãe estar doente. Ms vê que com o tempo a me vão ganhando força de novo e ficando mais confiante, a medida que o tratamento avança. Mais um livro pra mostrar pras kids que as dúvida são normais, que o tratamento tem altos e baixos, que nada que ela tenha feito ou faça, pense ou diga, fez com que a mãe ficasse doente. Que o tempo cura tudo e é preciso ter paciência... 

Que o tratamento é longo e é preciso que todos envolvidos tenham paciência (já que a mãe vira paciente - no duplo sentido da palavra) até o câncer desapareça por completo. Apesar do tema, as ilustrações sao leves, feitas com aquarelas, o que contrasta com o peso que a doença traz neste período. Gostei muito. Recomendo.
Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2QEu1Eh

A FLOR QUE USAVA LENÇO de Lulu Lima e ilustrações de Elder Galvão, Editora Mil Carambolas.
Já falamos dele AQUI.
Pra comprar AQUI.

CADÊ SEU PEITO, MAMÃE? De Ivna Chedier Maluly e ilustrações de Camila Carrossine. Da editora Escrita Fina.
Já falamos dele AQUI.
Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2RBVBmO

O HERÓI IMÓVEL de Rosa Amanda Straus e Editora Rovelle. Recebemos o livro da Distribuidora Casa de Livros. 
Já falamos dele AQUI.


Tenho duas versões do mesmo texto.

Já postei AQUI o SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA-NOITE da Novo Conceito, que é só texto.

E agora comprei esse

 O CHAMADO DO MONSTRO da Ática, que é ilustrado! 😍😍😍

 A ideia da história é da Siobhan Dowd, que escreveu um pedaço, mas morreu de câncer, antes de terminar. E o livro era tão bom, que convidaram o Patrick Ness pra terminar, do jeito dele, a história, como uma homenagem pra escritora. E o livro ficou SEN SA CI O NAL. Acreditam que foi o primeiro livro que li o ano passado (só texto), antes de saber do meu diagnóstico? 

 A história é sobre um guri que está tendo um mesmo pesadelo repetidamente. E sempre no mesmo horário, um Monstro aparece. O guri tem medo, até que resolve falar com o Monstro e esse diz que vai contar 3 histórias pra ele e depois o guri vai ter que contar uma história verdadeira em troca. Além disso, a mãe do guri está morrendo de câncer e ele está sofrendo bullying no colégio. Intenso, emocionante, sentimental, real... Choro sempre, mas não consigo parar de ler e reler.

As ilustrações em preto e branco dão o tom ou o clima da história. Muito lindas e fortes.

Pra comprar na Amazon o ilustrado: https://amzn.to/2EiuudZ
E pra comprar o que só tem texto: https://amzn.to/2QKZwfP


Agora começam os livros sobre câncer na infância e adolescência.

 ÍRIS UMA DESPEDIDA de de Gudrun Mebs, Beatriz Martín Vidal. Editora Pulo do Gato.

De repente a família de Íris descobre que tem algo errado. Ela está doente e precisa ser hospitalizada. A partir do ponto de vista da sua irmã mais nova, o leitor acompanha a descoberta do câncer e vemos com inocência, sem entender muito bem como o mundo funciona, como ela elabora os acontecimentos, ao mesmo tempo que vemos a rotina familiar mudar: os olhares ficarem tristes, silêncios e pequenas frações de informações aqui e acolá. 


A irmãzinha sente falta da irmã, mas acredita que Íris logo estará de volta em casa, pois não sabe o que é um câncer.
"A gente tem um câncer na câncer na cabeça e fica doente, então operam e tiram todo o câncer e a gente fica bem de saúde de novo. É simples. Ou não é?"
Indagações de quem consegue descomplicar tudo.

Ora a guria fica com a vizinha, ora fica com a avó (que vem de longe), enquanto os pais ficam com a Íris no hospital, depois cuidam do enterro.
É um livro triste, mas ao mesmo tempo, vemos como uma criança pequena entende o câncer, a doença, a família e a morte. As ilustrações mostram poeticamente a Íris indo embora. 

Recebemos o livro da Distribuidora Casa de Livros. 
Para comprar na Amazon: https://amzn.to/2yyNcbn



XAMPU PARA CARECA de Ariadne Cantú e ilustrações de Davi Silva. Do Instituto Ser.

Misturando fantasia e realidade a autora conta de forma mais leve a história de Liana, que está com câncer, mas ainda não sabe e que ama bolinhas. Tanto que tem tudo de bolinhas: pijama, edredom, cortina, vestido, sapato, etc...
Mas um dia ao levantar, duas coisas chama sua atenção: está careca (!!!) e tem uma bolinha no ombro!

A guria fica desesperada, a mãe vem pra explicar. E Visitam um médico que explica que essa doença é silenciosa e que precisa tomar certos cuidados e fazer um tratamento. Um dos efeitos colaterais do remédio contra o câncer é a perda do cabelo.

Com os pais ela vai visitar o hospital e conhece outras crianças que, assim como ela, também perderam o cabelo. 
O livro torna mais leve e divertido o drama de ficar doente.

Parte dos direitos autorais doados `a entidades de atuação no tratamento do câncer infantil.
Para compra, clique AQUI.

PLANETA DOS CARECAS de Ariadne Cantú e ilustrações de Edusá. Do Instituto Ser.

Outro livro da mesma autora do anterior. Num planeta imaginário todas as pessoas são carecas. Acontece que um guri de repente fica doente e começa a crescer cabelo na cabeça. 
As crianças começam a cochichar e ficarem com medo de ficar perto dele e pegarem a doença também. 
Todos menos Bianca, que sabe que o câncer não se pega e resolve fazer uma surpresa pra alegrar o amigo Ricardo. 

O livro oportuniza à criança, a reflexão sobre o enfrentamento das diferenças que estão entre nós. Uma forma empática para falar sobre e câncer infantil. 

Toda a renda obtida com a venda do livro é revertida para AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer) que recebeu da autora, a doação dos direitos autorais. 
Para compra, clique AQUI.

TONHO E OS DRAGÕES de Lucília Garcez e ilustrações de Rafael Gonzales, da editora Bagaço.
Já falamos dele AQUI.


GUIA BEABA DO CÂNCER
Já falamos dele AQUI

O FIO de Suppa, faz parte da coleção "Histórias sem palavras" da editora Escala Educacional.
Já falamos dele AQUI.
Para comprar na Amazon: https://amzn.to/2QGvEBv

A MAIS PURA VERDADE de  Dan Gemeinhart, Novo Conceito.

Nunca é tarde demais para viver a maior aventura da nossa vida. Mark parece uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau (um cãozinho marrom com um olho de cada cor e muito esperto) e uma grande amiga, Jessie. 
Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. 
Mas, Mark está doente.Tem câncer e precisa de hospital, tratamento, mas na fase atual, ele sabe que algumas pessoas nunca melhoram. Então, ele foge. Mark resolve fugir e realizar o sonho do avô: alcançar o topo do Monte Rainer. Ele leva poucas coisas: uma máquina fotográfica, caderno e seu cachorro. Deixa um bilhete escondido pra sua amiga e vai.
Pelo caminho vai conversando com pessoas, escreve poemas, dá conselhos, é roubado, apanha, recebe ajuda, mas sofre com a doença que vai deixando-o mais e mais fraco, além do frio que só aumenta a medida que vai chegando mais perto da montanha.
Essa é a mais pura verdade:
 "Não se trata só de chegar aonde se quer chegar, mas de todo o trajeto feito até lá".

Vemos 2 pontos de vista ao longo da trama: o de Mark e o de Jessie, que fica com dor na consciência vendo os pais de Mark sofrerem e não sabe se fala ou não pra eles, onde o guri está, já que prometeu pro amigo, que não contaria.
A história é daquelas que te deixa preso na trama do início ao fim. E é daquelas que te faz você chorar de emoção também.

Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2RJpEZR

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)