Dicas para ententer crianças presas em casa

Ciranda Literária TCL - O Leão e o Pássaro

 
Desta vez recebemos o livro O LEÃO E O PÁSSARO de Marianne Dubuc, editora Positivo. Livro que a Kênia do @virapaginas colocou na ciranda. Junto veio uma colagem com desenho e origami, da Alice do @entrefraldaselivros que leu o livro antes da gente!

 O Leão cuidava da sua vidinha quando de repente um pássaro cai do céu, ferido. Era outono e o Leão o acolheu.

 E cuidou dele durante todo inverno, mas como esperado, o pássaro fica bom e é hora da partida. Deixando o Leão com uma saudade imensa.

É um livro ilustrado, ou seja, pouco texto e muitas ilustrações que falam por si, contando histórias nos seus silêncios. Tanto, que uma criança que não lê (palavras), pode imaginar uma história sobre a dupla, sem dificuldade. Criando sua própria história.

Marianne Dubucé uma excelente autora/ilustradora. Aqui no blog amamos seu trabalho. Já falamos de vários livros dela, muitos no nosso Instagram @kidsindoors. As ilustrações feitas com lápis de cor são ao mesmo tempo delicadas, cheias de detalhes e muito expressivas. 

O livro ainda aborda questões como amizade, solidão, rotina, silêncios, dedicação, carinho, altruísmo, gentileza, abandono, saudade, partida, ajuda, vida vazia, novas perspectivas, acolhimento, dar sem receber nada em troca, amor.

Recebeu o Prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano, 2015 – Revista Crescer e o Selo “Altamente recomendável”, 2015 – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).


Como na ciranda literária precisamos presentear o próximo amigo que vai ler o livro com um trabalho,

a Cecília escolheu produzir uma cena do livro para a contação da história.

Desenhou a toca do Leão, numa folha e o pássaro. Coloriu tudo com lápis de cor. Recortou os dois. E também recortou um oval no meio da toca.

Colou as partes externas do verso da toca, numa outra folha.

Recortou a parte de traz como a da frente.

 Prontinho pra brincar. O pássaro entra e sai da toca. A Ceci fez um pássaro PARECIDO com o do livro, mas não exatamente igual, pois é o pássaro DELA.

Por fim mandamos livro e passarinho no gorro para o Miguel da @conversadequintal.

Amamos o livro. Fica a dica! 

Um comentário:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)