Dicas para ententer crianças presas em casa

Dentro do Escuro Mora Um Segredo

 Mesmo que muita gente não admita: muita gente tem medo do escuro.
DENTRO DO ESCURO MORA UM SEGREDO de Alessandra Roscoe e lindas e sensíveis ilustrações de Albert Arrayás. Editora Gaivota.
Um menino chamado Leo não gostava do escuro, tinha medo, pois não conseguia enxergar nele o futuro. 
Já o avô Teo preferia viver no escuro, para não precisar pensar em seu próprio futuro. Duas pessoas com o mesmo medo, mas por motivos diferentes. Convivendo, passando tempo junto e conversando os dois aprendem a espantar o medo do escuro, a serem fortes e aproveitar mais a vida, sem ficarem se preocupando o tempo todo. Ou seja, ficando os dois mais leves e felizes.
Depois de ler fomos brincar no escuro, na verdade dar uma volta pela cidade. Eu tenho muito medo do escuro da cidade (cidades em geral). No Rio Grande do Sul eu tenho pânico de andar de noite (mesmo de carro), de parar num sinal fechado, de ficar numa parada de ônibus, de passear pela noite. 
E a noite é tão bonita! A Lua, as estrelas, o colorido da cidade com as luzes fica tão bonito! 
E essa redescoberta de como a noite e o escuro na cidade pode ser lindo aconteceu com a nossa chegada em Brasília. O plano piloto, principalmente nas áreas centrais, é bem seguro. Claro que não dá pra abusar, mas passeamos com uma certa frequência e vemos que outras famílias também o fazem. Os principais monumentos são iluminados e a cor da iluminação depende do tema do mês. Em Novembro tudo estava AZUL em função da campanha de prevenção de câncer de próstata. E tudo fica ainda mais lindo. Há muitos eventos a noite também, espalhados pela cidade, principalmente nos finais de semana. Tornou-se um hábito nosso curtir a noite e deixar o medo do escuro da cidade, de lado.
Então, após ler o livro, fomos brincar com os sons, luzes e sombras da Concha Acústica que fica no Setor Militar de Brasília.
A Concha Acústica é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, inaugurado em 1973. É formada por um palanque com cobertura em forma de concha. 
Lá não é necessário microfone para se fazer ouvir. A forma com que foi feita faz os sons reverberarem. Muito legal!
A composição entre a Concha Acústica e o Obelisco remete à Espada de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. 
As crianças adoraram conhecer e brincar.

Óbvio que sair e passear pela cidade não é uma coisa possível  e realizável em todas as cidades brasileiras. Então, minha dica indoors é ler o livro de baixo de uma cabana de cobertas com lanternas e brincar desligando e ligando as luzes, formando desenhos com as sombras. As crianças amam isso também. E deixar uma lanterna sempre a mão, na hora de dormir também é muito útil. Serve como uma espada de luz. No inicio as crianças vão usar bastante, mas tende a diminuir o uso com o passar das noites o o objeto deixa de ser novidade! Até dois anos atrás as duas crianças dormiam com lanternas na mão. Hoje não é mais necessário. :)
Fica a dica!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)