Dicas para ententer crianças presas em casa

Nossa Busca Por Uma Nova Escola

É com imenso prazer e alegria que escrevo este texto para o blog Kidsindoors, o qual acompanho há bastante tempo e que me encanta mais a cada dia, tamanha a sua diversidade de assuntos e criatividade, tão característicos da Gisele, a quem conheci e com quem tive a felicidade de trabalhar há muitos anos em Porto Alegre! Com certeza, a Gi é uma mãe muito inspiradora!!! Felizes são seus filhos - e também os nossos - pela decisão dela em criar um blog em que compartilha o seu dia a dia como mãe criativa e dinâmica!!! Sua iniciativa iluminou e trouxe mais alegria, cultura, criatividade além de dicas preciosas e enriquecedoras para muitas mães, pais, avós, tias,... Não tenho toda essa criatividade! Quem me dera!!! 

 Muito prazer! Eu sou a Raquel, mãe de um menino de 7 anos, super ativo, chamado Davi, e que é um craque do futebol! Também sou Fonoaudióloga e me dedico às pessoas com deficiência, especialmente àquelas que não conseguem se expressar através da fala e/ou da escrita da maneira convencional, necessitando de meios alternativos para isso. Moro em Porto Alegre/RS. Como tantas outras mães, me interesso por temas relacionados à educação e criação de filhos e em fazer minha pequena parte para tornar o mundo em que vivemos um lugar mais bonito, mais justo e solidário, mais diverso e mais feliz!!! 

 Foi com esse ideal e por achar que as escolas existentes hoje em minha cidade não estão acompanhando a evolução e as necessidades das crianças de agora, continuando a funcionar do mesmo modo que no século passado, é que resolvi me unir a outras mães que pensam assim como eu. Resolvemos juntar nossas inquietações para estudar e buscar novos modelos de educação para nossos filhos, na esperança de que eles possam crescer e se desenvolver de forma mais livre, se expressando com mais espontaneidade e criatividade. Desejamos para nossos filhos uma pedagogia (ou pedagogias) que contemple e respeite profundamente os interesses e o ritmo próprio de cada criança (muito particular em cada uma), suas diferenças individuais (fugindo da “normose” impregnada em nossa sociedade), de maneira que os pequenos possam vivenciar a autonomia e a cidadania na prática diária, aprendendo, entre outras coisas, a se alimentar de forma mais saudável, conectados com a energia do amor e do respeito ao próximo e ao planeta Terra em todos os momentos! 

Desse encontro, nasceu o grupo “Mães de Uma Nova Escola”, que está trabalhando e agregando pessoas e projetos, desenvolvendo parcerias com aqueles que desejam fazer acontecer uma transformação na educação de Porto Alegre. E, por que não, inspirar pessoas em todo o país a fazerem o mesmo em suas cidades. Nossa busca nos levou a conhecer modelos bem mais interessantes de SER e FAZER PARTE de uma escola, tais como a Escola da Ponte (Portugal), o Projeto Âncora (Cotia/SP), a Escola Viva Inkiri (Piracanga/BA), e tantos outros. Aproximamo-nos do Projeto Cidade Escola Ayni, de Thiago Berto (Guaporé-RS) e do Professor José Pacheco, o inovador e corajoso criador do modelo da Escola da Ponte, que inspira pessoas no mundo inteiro, e que escolheu o nosso país para viver. Com o apoio e incentivo do Pacheco, do Thiago e de tantas pessoas maravilhosas que estão desejosas de uma mudança de paradigma, de rompimento com velhos padrões e de uma visão e sentido mais amplos para viver em harmonia com tudo e todos, estamos aos poucos costurando e compartilhando nossos sonhos com vocês: mães, pais, educadores, pessoas do bem, que estão desejosos de uma transformação mais profunda em nossa sociedade. 

 No momento, estamos prestes a fundar a nossa Associação, que será a Mantenedora da Escola e importantíssima para dar o suporte financeiro inicial necessário para tornar essa escola idealizada algo real. No mês de julho, irá ao ar uma campanha de crowdfunding, com o objetivo de reunir condições financeiras para fundar e prover a Associação durante seu primeiro ano. A ajuda de todos será muito bem-vinda! 

Nossa meta é tornar a escola autossustentável no futuro, dependendo cada vez menos dos recursos da Associação. Estamos fazendo de tudo para que este projeto saia do papel e buscando parcerias tanto de órgãos públicos quanto de privados. A escola poderá ser construída em terreno próprio ou em parceria com órgãos públicos, aproveitando espaços ociosos de nossa cidade pois concordamos com José Pacheco quando diz que “Escolas são feitas de pessoas e não de prédios”. Estamos confiantes de que encontraremos um “lugar” para ser o nosso ponto de referência, lembrando sempre que “o mundo é uma escola”! 

 Se você se sentir chamada/chamado e quiser conhecer um pouco mais sobre o nosso projeto além de contribuir de alguma forma, contate-nos através dos seguintes endereços: 

 Blog: maesdeumanovaescola.com, 
Facebook: www.facebook.com/MaesdeumaNovaEscola, 
E-mail: maesdeumanovaescola@mail.com 

Vamos adorar receber sua visita, trocar ideias e compartilhar sonhos! Junte-se a nós e vamos co-criar a Escola que vai nos educar a todos para vivermos uma vida feliz e plena de sentido! 

Raquel Bersch (do grupo: Mães de Uma Nova Escola/Porto Alegre-RS)

Um comentário:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)