Dicas para ententer crianças presas em casa
 Eu ADORO, ops! Nós ADORAMOS brincar com argila! Eu já falei isso várias vezes, mas falo pq sei que muitas mães e
Estou tão feliz de anunciar que este mês o blog passou a ter parceiros muito especiais!!!!
Vou apresentando-os um por um, em posts diferentes. 

Nosso primeiro parceiro novo é a COMPANHIA DAS LETRINHAS!!! @cialetras (APLAUSOS!!!Yeah!!!) É com imensa alegria que,  agora em diante, vou apresentar pra vocês alguns dos lançamentos mais bacanas desta editora! \0/
Então, vamos lá! 
O primeiro:


ÁGUA SIM!

ÁGUA SIM de EUCANAÃ FERRAZ e ANDRÉS SANDOVAL 
ISBN: 9788574064871 Editora: Cia das Letrinhas.  
Nem preciso dizer que o livro foi lido e relido, várias vezes! As minhas crianças tem a necessidade de quase decorar os textos, pra tentar tirar o máximo deles possíveis, esse livro não foi diferente.
O livro conta de uma forma poética o ciclo da água, ao nosso ver (das minhas crianças), da visão do menino. A poesia se dá tanto no texto, quanto as imagens: ele é escrito com palavras ou frases curtas, que revelam-se a cada virada de página (O livro é ótimo para crianças que estão começando a ler ); as ilustrações gravuras 
(monotipias, pra ser mais exata) alem de sugerirem as imagens, dando espaço á imaginação
(elas não são desenhos fechados, mas dão margem para várias interpretações), a criança tem um desejo enorme de tocá-lo, passar a mão para sentir as gravuras. Minha filha falou: -"Mas mãe, o papel tá dobrado, mas não tô sentindo." Ótima observação! 
Então vamos fazer gravuras para entender o que se passa!
Primeiro conversamos sobre o que é uma gravura, e os tipos que existem. 

E como fiz faculdade de Artes Plásticas, tirei do fundo do baú meus trabalhos, de 15 anos atrás. Por que o legal é ver ao vivo!
Serigrafia!

Gravura em Metal e matriz.
 
  linóleo e Linóleogravura.
 Litografia

Matriz e xilogravura.
 Monotipia (ecoline em azulejo - depois só estampar numa folha de papel e desenhar em cima, quando secar)
Existem vários outros tipo de de gravura, inclusive umas que adaptamos (como professoras e mães) para trabalhar com as crianças, com materiais caseiros e encontrados em lojas de R$1,99.

Assim:
Matriz
*Você pode usar um pedaço de radiografia e cola. Mas esta cola precisa ter pouca água. Eu uso, nesses casos, CASCOREZ rótulo azul e coloco dentro de  uma bisnaga de ketchup (reutilizada- reciclar), com bico fino. Faço o desenho com um lápis, passo a cola por cima e deixo secar bem. 
 
Você pode usar tintas diversas, mas não use água, se não a cola se vai!
  
*Borracha! Ótimos carimbos!
  
Uma borracha comum e uma goiva. Você encontra goivas nas lojas de artesanato ou nas lojas de R$1,99. CUIDADO são muito afiadas e cortam fora pedaços de dedos e também fazem cortes muitos profundos! Quando ela perde o fio é fácil afiá-las: Use uma lixa d'água bem fina com um pouco (gotas) de óleo de máquina de costurar ou de cozinha em cima, a goiva fica num ângulo de 10º graus em relação a mesa. Embale (como ninar) a ponta sobre o óleo na lixa, devagar. Repetir e ir testando numa superfície, tipo a borracha. Pode-se usar também um estilete comum para fazer isto.
 
NUNCA coloque o dedo na frente da direção que você está cortando!!!! Isso NÃO é instrumento para crianças! Um adulto deve fazer esta parte!!! Atenção!!!
Aqui,meus filhos usaram um rolinho de esponja + o carimbo gota ( explorando o tema e uma das cores do livro: ÁGUA - azul)
 
*Bandeja de isopor (esta de frios). 
Utilizar uma caneta que não escreve mais, ou um prego, uma ferramenta não cortante mas com ponta, um graveto. Aqui eu dei pra ela uma caneta que não funcionava e voltou a funcionar! (??)
Fez uma menina com um guarda-chuva, como no livro.  Escolhemos usar as três cores que o ilustrador usou: verde, azul e preto.
 
Alem da bandeja, você vai precisar de um rolinho de silicone (duro), sem esponja (comprado em lojas de artesanato), uma superfície dura (a minha é mármore, mas pode ser um mdf ou azulejo), e uma colher de pau beeem lisa.
Colocar a tinta (aqui guache) no mármore e passe o rolinho, espalhando bem a tinta. Depois passe em cima do desenho feito em baixo relevo.
Coloque uma folha em cima e passe a colher, delicadamente, por toda superfície.  
Levante o papel devagarinho para não borrar. E pronto!!! 

*Outros materiais azulejos de diversos tamanhos e caixinhas de disquetes (antigo) e cds.
Aqui, usamos a tinta acrílica da cor azul escuro. Essa parte é igual a da bandeja de isopor. Espalhar bem a tinta sobre a caixinha fechada de cd.
Com um cotonete faça um desenho retirando o excesso de tinta. 
Coloque uma folha em cima.
Delicadamente e suavemente aperte a folha em cima.
 
Levante devagarinho!
Você não precisa, necessariamente, colocar mais tinta pra fazer uma segunda impressão. Mas precisa retocar o desenho! 
Segunda e primeira impressão (tem mais tinta).
Depois é ler o livro e observar as ilustrações novamente... deixar a imaginação te levar! Ela começou a cortar um coração.
Pra usar como máscara, como tem no livro.

Assim!

E, ela AMOU o resultado e o transformou em carimbo.
Depois...
Voltamos pro livro, para buscar novas ideias! A Cecília adorou esta página, disse que é sua ilustração favorita!
Então, dobrou e amassou (como a nuvem) um pedacinho de papel e
Carimbou num outro papel, fazendo um padrão. E fez mais dobras e amassos...
Ficou assim!
Desenhou um gatinho numa borracha e eu recortei-o!

No fim, aqui em casa, sempre acaba assim: mãos na tinta! Afinal, esse tipo de gravura foi uma das primeira feitas pelo homem das cavernas!
 E é uma enorme diversão.
 
Essa é a minha ilustração favorita. Quando o menino vê a menina e "os olhos brilham."!

Existem várias maneiras de explorar este livro! Invente a sua!
 Meus filhos adoram fazer CAÇA PALAVRAS... encontrei um site, com esse tipo de jogo, bem fácil, pras crianças q estão começando a reconhecer palavras:
 Você escolhe o tópico do jogo, q é on-line.
Aqui em casa, nas férias as crianças não param de me pedir temas e atividades. E claro, tenho feito muitas coisas, mas minha internte tá tão ruim q não consigo fazer o upload das fotos e acabo deixando pra postar outro dia, e mais
Tiramos da biblioteca um monte de livros pra passar as férias lendo!! O MENINO QUE VENDIA PALAVRAS de IGNÁCIO DE LOYOLA BARNDÃO e MARIANA NEWLANDS, foi um destes. O título logo chamou nossa atenção! Como se pode vender palavras? Escrevendo cartas?
Dias de chuva e úmidade, o q fazer?
Minha filha e eu AMAMOS MAÇÃ!!!! Qual quer prato quente ou frio, cru ou cozida, tanto faz!!!
Uma amiga minha colcou a receita desta torta de maçã e lá fomos eu e a Cecília fazer!!!:
galochasroxas
Óbvio q demos nosso toque pessoal! :)
Receita:

*RECHEIO:
5 xic de maçãs fatiadas
2 clh sopa de limão
1 clh sopa de farinha
1/4 clh chá de noz moscada
1/2 xic açúcar branco
1 clh sopa canela

*COBERTURA:
2 xic granola
3/4 xic açúcar mascavo
1/2 xic farinha
3/4 xic manteiga ( ou margarina) derretida

*PREPARO:
Pré-aquecer o forno em 180ºC.
Numa pote misturar as fatias de maçãs com o suco de limão.
Noutro pote, misturar os ingredientes secos do RECHEIO. Depois misturar BEM com as maçãs e reserve.
Distribua tudo num retratário (eu untei-o com manteiga).

Para a cobertura: Misture todos os ingredientes secos.
Derrame a manteiga derretida por cima e misture tudo até formar uma farofa.
Cubra as fatias com esta mistura.

NOSSO TOQUE:

Nós fizemos mais uma receita do RECHEIO e colocamos por cima! :) AMAMOS MAÇÃS!!!

Acesse por cerca de 30 minutos! :)
Depois q retirmos do forno!Torta já pela metade! A granola fica no meio, e vira recheio( troca de papel) das maçãs!!! :)

Ah! Minha amiga sugere comer com uma bola de sorvete de creme! Eu sugiro comer quente com um chazinho!

Delícia, delícia!!!